Depois de um longo período sem posts, aqui estou, novamente, desejando que 2010 nos traga grandes oportunidades de aprendizado e crescimento a todos!...
A pausa é justificada, entretanto, pela minha participação no processo seletivo para a pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP de Araraquara (SP), que me exigiu alguns meses de preparação mais intensiva. Ingressei como aluna regular no mestrado em novembro de 2009, passo fundamental para prosseguir com a pesquisa que iniciei, de forma independente, em 2008. Sob a orientação do prof. Dr. Jean Cristtus Portela, na área de Semiótica, inicia-se, assim, a etapa formal desta investigação.
O mês que se seguiu às provas foi excelente para descansar e me preparar para a maratona deste ano, em busca, primeiramente, da relação completa de livros que comporiam a obra epistolar de Chico Xavier. Sem listas oficiais - e confiáveis - com classificação de gênero, a caminhada torna-se ainda mais longa (considerando a necessidade de se descobrir quais das 453* obras publicadas até o presente são, realmente, compilações de "cartas familiares"), mas não menos instigante. Desde já, segue a tarefa de assentar os referenciais necessários à compreensão de como essas cartas funcionariam, linguística e discursivamente falando. Ainda mais adiante, há a análise do corpus, que poderia fornecer respostas às questões propostas no projeto. Ou, quem sabe, viria a levantar muitas outras. Sem maiores especulações, agora é lançar mãos à obra.
* Fonte: GEEM, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário