sexta-feira, 2 de abril de 2010

Curiosidades sobre a produção psicográfica de Chico Xavier


Em minhas buscas por dados quantitativos sobre a obra de Chico Xavier, cheguei ao site dedicado ao seu centenário, produzido pela Federação Espírita Brasileira - FEB.

Na biografia publicada no site, é possível ressaltar algumas curiosidades, que demonstram a singularidade da produção psicográfica do médium:

No ano de 1952, Chico psicografou 2 livros, em 2 dias: Roteiro, de Emmanuel, com 172 páginas e Pai Nosso, de Meimei, com 104 páginas.

No ano de 1963, Chico psicografou 2 livros, em 2 dias: Opinião Espírita, com 204 páginas e Sexo e Destino, com 360 páginas.

No dia 31 de março de 1969 [...], Chico psicografou 2 livros, no mesmo dia: Passos da Vida, com 156 páginas e Estante da Vida, com 184 páginas.

Chico é apontado como fenômeno na aceitação do leitor. Dos dez melhores livros do século, em pesquisa realizada por órgãos da imprensa espírita, sete são da psicografia do Chico. O primeiro lugar coube ao livro Nosso Lar, na 48ª edição, com mais de 1.200 milheiros de exemplares editados.

Fatos como esses somam-se a uma obra de mais de 450 títulos e uma vendagem estimada em 50 milhões de exemplares. Esses números me intrigam... Como ignorar a necessidade de se compreender um objeto (o texto psicográfico, em seus diversos gêneros) que gera um impacto editorial e cultural tão representativo em nosso país?

Referência: http://www.100anoschicoxavier.com.br/paginas/biografia.html

Um comentário:

  1. Chico Xavier, uma consciência evoluída muito além do nosso tempo. Maravilhoso!
    Parabéns pelo post.
    Luciano - Curitiba - PR

    ResponderExcluir